Vernáculo em uso

Fico triste e a o mesmo tempo, também penalizado com a pouca valorização da nossa língua pátria! Notadamente a classe que está subindo degraus na escalada economico-social. Não teve tempo de preparar-se para novos desafios, especialmente os profissionais e menos o da educação e da cultura. A maioria tendo de lutar pela sobrevivência não teve essas oportunidades. Muitas correções de percurso terão de ser feitas, mas com sério planejamento e não o simplesmente eu vou fazer!
Quase diariamente ouço os maiores "coices" gramaticais proferidos por "otoridades políticas" que dói nos ouvidos. Exemplifico: "VAMOS ESTAR FAZENDO uma licitação que vai trazer inúmeros benefícios a maioria da nossa população"! "ENQUANTO GOVERNO VAMOS ESTAR LICITANDO INÚMERAS OBRAS" E por aí vai um senfim de gerúndios - abaixo o gerúndio - este tal de gerúndio tem trazido um atraso imensurável na nossa deficiente forma de comunicação.  Para isso vejam-se as provas do ENEM. O que sai de lá é inacreditável. A  juventude lê pouco o quando o faz é com muitas deficiências, a maioria não sabe o que leu e menos ainda fazer uma análise interpretativa. Escrevo isso por experiência própria. É difícil? É.
Mas vamos ao que nos mais interessa que é o tal vernáculo!
Na Enciclopédia Brasileira Mérito, vol. 20, pág. 295 diz o seguinte: "VERNÁCULO, adj. - Lat. Vernaculus. Nacional; próprio da região em que está; correto, genuíno, puro, sem mescla de estrangeirismo, (em se tratando de linguagem); que mantém pureza e correção no falar e no escrever (em se tratando de pessoa)./ S.m. Idioma próprio de um País."
Aprendi ler alguma coisa por necessidade própria, por aconselhamentos de Pais e amigos deles. Meu sogro, que nos deixou prematuramente, foi uma pessoa que residiu toda sua existência no interior, mas era de uma cultura e de um saber de causar inveja a muitos! Ele martelava sempre: Quem não nasce em berço de ouro, rico, tem de educar-se, tem de ler e aprender a conviver com quem sabe mais. Assim poderemos buscar o nosso espaço, onde por outros meios e métodos não conseguiríamos galgar. Buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á;  pedi e vos será dado! 

Comentários

victoria disse…
Gracias amigo por compartir un video que nos deberia llevar a una grán reflesión..Gracias también por siempre estar y tus cariñosos comentarios en mi blog
Abrazos Victoria
Agradecido pelas gentís palavras!
abraços a você, com muita PAZ,somente PAZ!

Postagens mais visitadas