FACAS COQUEIRO E ESTRELA

Fabricadas originalmente pela firma SCHOLBERG & COMPª. de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil!
As marcas de facas e outros eram marcas registradas legalmente, ou seja: Coqueiro e Estrella, esta de cinco pontas. O coqueiro de sua marca possui doze palmas, dois cachos de côco e a relva, chão com gramas e a estrella de cinco pontas com metade em preto e outra em branco.
Fabricavam armas, metais finos, talheres e cutelaria fina, apetrechos de caça, munições, artigos de cristais. etc. 
A Scholberg & Cº. foi fundada em 1854, sob a firma de Viúva Laport & C. a que sucederam as de Alexandre GADET, (que fazia parte da primeira) e Scholberg & Gadet, até 1882; daí a 1894, a de Scholberg, Jouclá & Silva; daí a 1907 a de Scholberg & Jouclá.
Até inicio do sec. passado de 1907 em diante eram três os sócios da firma: Eugênio BELMONDY. João H. JACOTET e Madame Clementine Sneyders SCHOLBERG.
Imaginemos, 108 anos se passaram e essa marca continua fazendo colecionadores babarem de vontade de possuir uma original...
Mas também temos grosseiras imitações circulando pelo mercado, quem não conhece direito ou não sabe embarca literalmente em uma canoa furada!
Argolas, peças ricamente trabalhadas, enfeites de montaria, peiteiras, capa de selim, sapatos de metal branco para senhoras, peças extraordinariamente elaboradas, só conheço um plateiro na Argentina, em Bonaires, que produz preciosidades.

Comentários

Postagens mais visitadas